15 de março de 2010

Seminário "Europacolon" - 12/03/2010

Europacolon Portugal

A associação de luta contra o cancro do intestino Europacolon, representada pelo Eng. Vítor Neves, deslocou-se à Agência de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa para falar desta problemática.
O objectivo desta comunicação foi dar a conhecer o tema a ser explorado pelos diferentes grupos de estágio, incluindo o nosso, com o intuito de criar uma campanha de divulgação nos campos da prevenção, rastreio e tratamento.



O que é a Europacolon?

Como já foi dito, a Europacolon é uma associação de luta contra o cancro colo-rectal composta por pacientes, ex-pacientes, profissionais de saúde e pessoas não ligadas à doença. A Europacolon funciona em parceria com vários órgãos representantes de diversos países europeus, tais como Portugal, Espanha, Bélgica, Eslováquia, etc., e associados (Inglaterra, Áustria e Finlândia).


Objectivos

Sensibilizar, Informar, Educar
Difundir o conhecimento da doença e seus sintomas
Vantagens do rastreio e do diagnóstico precoce
Apoio a pacientes, famílias e/ou cuidadores




De que tipo de cancro falamos?

O cancro colo-rectal começa a manifestar-se através de pequenas lesões benignas do intestino grosso ou cólon, conhecidas como adenomas ou pólipos adenomatosos. Em alguns casos, estas lesões originam transformações nas células que resultam em alterações na função, estrutura e forma das mesmas, levando ao cancro ou malignidade.

Sintomas

- prisão de ventre, diarreia, fezes muito escuras sem razão aparente e presença de sangue nas mesmas;
- dores/desconforto abdominal;
- perda de peso;
- cansaço.

Prevenção

Ter uma dieta equilibrada. A ingestão de alimentos saudáveis, tais como frutas e vegetais, é uma das formas de prevenir a doença. Pelo contrário, o consumo de excesso de calorias deve ser evitado;
Fazer exercício regularmente;
Conhecer o historial familiar no que concerne a doenças desta natureza;
Depois dos 50 anos, fazer o rastreio do cancro do intestino;

Rastreio

Na maior parte dos casos, o tumor do cancro colo-rectal pode ser curado se for diagnosticado precocemente. A colonoscopia é o exame que permite detectar com maior exactidão e eficácia a doença, através da observação do intestino. No caso de existirem pólipos, estes são eliminados e cicatrizados no mesmo momento.

Tratamento

Cirurgia;
Radioterapia/Quimioterapia;
Anticorpos Monoclonais.


Sem comentários:

Enviar um comentário